Existente apenas no Brasil, o bioma da Caatinga ocupa cerca de 70% do território nordestino. Por isso, na região, temos uma excelente oportunidade de obter produtos apícolas orgânicos exclusivos desse tipo de vegetação.
Somente na Beeva, trabalhamos com três variedades de méis da caatinga: Silvestre, Bamburral e Jitirana. Cada um deles é proveniente de plantas diferentes do bioma, o que lhes confere sabores e consistências distintos.
Todas essas variedades possuem um alto teor energético e podem ser usadas para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade digestiva. Na gastronomia, os usos são diversos. Você pode usar os produtos como adoçante, substituindo o açúcar refinado, e também como ingrediente para pratos salgados incríveis.
Para ficar por dentro das receitas possíveis, confira abaixo a dica dos chefs André e Vitor Generoso, feita com o Mel Bamburral da Beeva!
Costelinha de porco ao molho de cajá e mel
Ingredientes
Para a Costelinha:
1 ½ quilos de costelinha
Alfavaca 10 gramas
salsa 10 gramas
manjericão 5 grama
50 ml de molho de soja
2 dentes de alho
20 gramas de sal
1 grama de pimenta do reino
água até cobrir a costelinha
Misturar todos os ingredientes e deixar marinar por 2 horas.
Para o molho:
½ xícara de cebola roxa picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar demerara
3 colheres de sopa de mel da Caatinga
uma xícara de vinho branco seco
2 polpas de cajá
caldo da assadeira
1 ramo de alecrim
1 pimenta de cheiro
Para a salada de cuscuz
2 xícaras de flocão de milho
1 xícara de tomate cereja cortado ao meio
1 cebola roxa picadinha
suco de 2 limões
½ xícara de azeite
2 colheres de sopa de salsinha picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Para o quiabo
8 quiabos cortados longitudinalmente
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de pólen
2 colheres de castanha de caju picadinhas
1 colher de queijo parmesão ralado fino
Modo de preparo
Retire a costelinha da marinada, enrole no papel alumínio e coloque na assadeira com ¼ do caldo da marinada. Asse no forno a 180ºC por mais ou menos 40 minutos ou até ficar macia.
Reserve o caldo formado na assadeira, retire o papel da costelinha e volte com ela para o forno ou na churrasqueira para dourar.
Em uma caçarola, coloque o azeite e deixe aquecer para refogar a cebola e o alho. Assim que começar a dourar, polvilhe açúcar para caramelizar. Em seguida, adicione o mel, o vinho, o caldo da assadeira e a polpa de cajá. Deixe reduzir e acerte o sal.
Misture todos os ingredientes da salada, tempere com o sal e a pimenta do reino.
Faça uma pasta com os ingredientes do quiabo e reserve. Dê uma grelhada na face interna dos quiabos em uma frigideira com um pouco de azeite. Retire e recheie com a pasta e leve ao forno 180 graus até dourar.
Depois de conferir como você pode usar os méis da caatinga na sua cozinha, que tal descobrir os benefícios desse produto apícola tão versátil? Confira em nosso post!